Pioneiro na implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) na região Sul, Braço do Norte tem sido considerado referência em todo o Estado e suas boas práticas tem chamado a atenção dos gestores de diversas regiões do Brasil. Na tarde desta quinta-feira, 09, uma comitiva formada por prefeitos e secretários das prefeituras de São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, do Estado do Rio Grande do Norte, estiveram na sede da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Deliberativo e as Câmaras Técnicas do DEL.
Os conselheiros e técnicos da Capital do Vale apresentaram os principais projetos já desen-volvidos e aplicados na cidade e relataram como funciona o programa que conta atualmente com cerca de 120 voluntários que formaram um conselho consultivo composto por 30 repre-sentantes de entidades, onde o prefeito é o presidente de honra do conselho.
O programa também envolve profissionais de diversas áreas que fazem parte de oito câma-ras técnicas de setores específicos. Juntos, os voluntários elaboram projetos e ações que planejam a cidade para os próximos 20 anos.
Os gestores participaram de uma apresentação da linha do tempo de como foi desenvolvido o programa em Braço do Norte, conheceram os projetos das câmaras técnicas e ainda ouvi-ram os depoimentos dos conselheiros e técnicos presentes que esclareceram as dúvidas dos representantes do Rio Grande do Norte. A intenção da comitiva é implantar o projeto nos seus respectivos municípios para contribuir com o desenvolvimento local.

O Projeto
O DEL consiste no envolvimento representativo da comunidade. Entidades públicas e priva-das, clubes de serviços, associações de classe, educação e meio ambiente, movimentos or-ganizados, associações comerciais e poderes executivo, legislativo e judiciário devem estar representados. E então, cria-se um conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município para o futuro. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina. O que caracteriza o processo do programa DEL é a atuação dos munícipes na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.