Entenda o motivo de Olimpíadas e Jogos Olímpicos não serem a mesma coisa

Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Qual denominação é a mais correta para o evento que começará no dia 5 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro?
O público em geral pode tratar as palavras como sinônimas, mas, segundo as regras da competição criada em 1896 na Grécia, existe uma diferença entre os dois termos.
Quem estabelece essa distinção é a Carta Olímpica, documento que estrutura o movimento olímpico e organiza o Comitê Olímpico Internacional.
De acordo com a regra número 6 da Carta, a Olimpíada é o período de quatro anos entre a realização de cada Jogos Olímpicos. Cada Olimpíada inicia no primeiro dia de janeiro do primeiro ano de realização dos Jogos e segue até o dia 31 de dezembro do quarto ano, véspera do próximo evento. Ou seja, estamos vivendo a XXI Olimpíada desde 1° de janeiro de 2016 até 31 de dezembro de 2019.
Já entre 5 a 21 de agosto de 2016 ocorrem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ou os Jogos da Olimpíada, que é o evento esportivo propriamente dito. Também é necessário esclarecer a diferença entre Olimpíadas, no plural, e Olimpíada, no singular. Enquanto esta se refere a um único período de quatro anos, àquela pode ser considerada como a soma de todos as edições realizadas até hoje.
Dessa forma, os Jogos de Verão ocorrem no primeiro ano da respectiva Olimpíada e os Jogos do Inverno no terceiro ano. Confira melhor na ilustração.

Fonte: http://www.ebc.com.br/esportes/rio-2016/2016/08/olimpiadas-e-jogos-olimpicos-nao-sao-mesma-coisa-entenda

Imagem: EBC