Ligação da Serra do Corvo Branco fica pronta até final do primeiro semestre de 2017

O terceiro lote das obras de pavimentação da SC-370, que dá acesso à Serra do Corvo Branco, estão com 90% da terraplenagem concluídas e 10 quilômetros, do total de 23,5, já receberam a primeira camada de rocha (sub-base). O trecho contemplado liga o município de Grão Pará até a localidade de Aiurê, no pé da Serra. A obra recebeu do Governo no Estado R$ 44 milhões e o prazo previsto para conclusão é até o final do primeiro semestre de 2017
Essa etapa será somada aos outros dois lotes, sendo o primeiro com 20,6 quilômetros, entre a área urbana de Urubici até a Serra do Corvo Branco, já inaugurada em março de 2012. O segundo, com 9,3 quilômetros, vai da subida da Serra até a junção com o trecho pavimentado em Urubici. O investimento total previsto, até o momento, chegou a R$ 130 milhões.
Para conclusão dos trabalhos no lote 3, o Governo do Estado por meio do Deinfra, está realizando os processos de indenizações dos moradores que tem suas propriedades às margens da rodovia. “Os pagamentos já foram autorizados para a maioria dos processos. Agora falta a parte burocrática”, explicou o consultor executivo do deinfra, Clayton Bortoluzzi.
A via é importante ligação entre o Litoral Sul e a Serra catarinense unindo os municípios de Grão Pará e Urubici, oportunizando explorar a natureza e os cartões postais como Morro da Igreja, Campo dos Padres, Canyon Espraiado e inúmeros recantos escondidos pelos paredões da Serra do Corvo Branco.
O comerciante Salésio Floriano Blasius disse a obra vai ser muito importante para o desenvolvimento da região. “Moro aqui há 25 anos e com certeza vai acabar com essa poeira, ainda mais para mim que tem um barzinho e quero ampliar no futuro. Depois de pronta vai aumentar muito o movimento no comércio local”.
“Solicitamos essa pavimentação há muito tempo e agora tivemos a sorte de conseguir a liberação dos recursos para poder executar. É uma obra regional que vai beneficiar muito a agropecuária e fomentar o turismo”, destacou o produtor rural, Vanilto de Souza Muller
Vanilto disse que acompanha a obra desde o início e observou as dificuldades na execução dos trabalhos. “Para nós que acompanhamos a obra no dia a dia percebemos a dificuldade por causa das chuvas. Pudemos ver que durante esse ano de 2016, que foi com um tempo mais seco, a obra rendeu mais. Dá para ver que a obra está sendo muito bem feita e dá muito trabalho para fazer”, concluiu.

Fonte: http://www.sc.gov.br/mais-sobre-transportes-e-estradas/21738-ligacao-da-serra-do-corvo-branco-fica-pronta-ate-final-do-primeiro-semestre-do-2017